(Recomendo assistir o filme Hannibal Rising, Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes e Hannibal nessa ordem antes de assistir o seriado)
O seriado Hannibal é um dos sucessos de audiência que vem na sombra do legado deixado pelo seriado Dexter. Estou acompanhando religiosamente e mesmo com o fim da segunda temporada em maio de 2014, listarei aqui os 7 principais motivos pelo qual os fãs do Dr. Lecter devem acompanhar essa série:
1 – HANNIBAL EM SUA MELHOR ÉPOCA
Quem já assistiu “O Silêncio dos Inocentes” e “Dragão Vermelho” sabe que antes de ser preso e considerado um dos maiores psicopatas da América, Dr. Lecter era um psicólogo conhecido no pais todo por prestar serviços para o FBI. No seriado ele ainda possui esse título, realizando consultas criminais para o FBI, atendendo como analista comportamental ao mesmo tempo que prepara refeições refinadas para amigos e policiais usando carne humana livremente, coisa que jamais aconteceu em nenhum dos filmes sem levantar suspeitas.
2 – INOVAÇÃO
Poucas pessoas sabem, mas a saga Hannibal iniciou-se em 1981 no livro “Dragão Vermelho” e claro, é uma história antiga. O diretor David Slade e sua equipe conseguiram refazer a visão criminal de Will Grahan (Que nos cinemas é interpretado por Edward Norton e na série fica a cargo do britânico Hugh Dancy) de uma maneira sobrenatural, onde em suas visões ele incorpora o próprio assassino e analisa cada passo do seu propósito. O “modus operandi” da carnificina de Hannibal nunca esteve tão digno. O jornalista sensacionalista Freedy Lounds (vivido no cinema por Philip Seymour Hoffman, falecido esse ano), foi substituído por uma blogueira que vive à custa de notícias escandalosas na internet, interpretada por Lara Jean Chorostecki.
3 – COMIDA
Isso é sério? Sim, é. Não tem como escrever um artigo sobre esse seriado sem falar da comida maravilhosa que o Dr. Lecter apresenta! O cardápio de cada episódio é minuciosamente preparado, com detalhes que vão desde a conservação de carne humana, procedimentos científicos, ritualísticos, valor nutricional e tudo que tem direito. Assistam depois das refeições (ou antes).
4 – MADS MIKKELSEN
A grande estrela do seriado, Mads Mikkelsen (o vilão de 007: Cassino Royale) agora retorna de forma impecável como Dr. Lecter, mantendo o legado imortalizado por Anthony Hopkins. Frio e soberbo, a interpretação de Mads é espetacular e digna de atenção especial.
5 – MORTE E CIÊNCIA
O seriado tem um conteúdo pesado sobre morte e vicissitude. Os assassinos apresentados na série usam suas vítimas de diversas maneiras inteligentes e explicativas envolvendo arte, ciência e música. As mortes são impressionantes e possuem propósitos que sempre atraem a atenção do Dr. Lecter.
6 – GUERRA PSICOLÓGICA INTENSA
Will e Hannibal discutem durante o seriado sobre o que é certo e o que deve ser feito. Hannibal não o come por que considera ele especial demais pra ser degustado (veja Dragão Vermelho), tentando de várias formas trazer o conturbado policial para o canibalismo, enquanto Will tenta provar para seus companheiros de trabalho que Hannibal não é uma pessoa tão confiável assim, levando os dois à terríveis embates psicológicos.
7 – EFEITOS ESPECIAIS
Isso deveria estar no item 2, mas resolvi separar uma parte só pré ele. Os efeitos especiais do seriado são incríveis, em especial as alucinações e pesadelos de Will envolvendo Hannibal e um cervo negro gigante – que os espectadores vão entender aos poucos, com o desenrolar da trama.
Um detalhe interessante sobre Hannibal: Os nomes dos episódios da série foram batizados com os pratos mais finos da culinária mundial na ordem em que Hannibal provavelmente aprendeu a cozinhar com sua tia (vide Hannibal Rising), sendo os episódios da primeira temporada com nomes de comida francesa e os da segunda temporada com comida japonesa, transformando a lista de episódios em um saboroso cardápio.
A terceira temporada de Hannibal foi confirmada pelo canal americano NBC e não tem previsão de lançamento nem quantidade de episódios, mas se seguir a risca a cronologia dos livros do escritor Thomas Harris, está próximo do fim.
- 8 Comentários
- Artigos (Cinema & TV), Cinema & TV
- 30 de junho de 2014