Game of Thrones Temporada 07 Capítulo 07

Chegou ao final mais uma temporada de Game of Thrones. Temporada mais curta que o normal (com apenas sete capítulos), mas que gerou muitas controversas e questionamentos. Como de costume na série, o último episódio serve de introdução para a trama da oitava (e última) temporada. E nós, é claro, vamos comentar e especular mais uma vez com vocês.

Game of Thrones Temporada 07 Capítulo 07

O despertar de Sansa

Sansa tem um diálogo típico com Mindinho, nos aposentos da Lady de Winterfell. Nele, vemos o famoso jeito ardiloso do ex-cafetão de Porto Real tentando jogar, de uma vez por todas, Sansa contra sua irma Arya. Mas na sequência da cena, o que parecia ser um julgamento contra Arya, se reverte para um golpe contra Mindinho. E no melhor plot da temporada, Mindinho morre com um corte na garganta proferido por Arya.

Finalmente tivemos um plot digno da série nessa temporada. Todo o diálogo, a sequência de cenas, passando pela interpretação de Aiden Gillen (Mindinho) e Sophie Turner (Sansa)…tudo muito bem feito. Em nenhum momento esperávamos essa virada de Sansa, que sempre transitou entre parecer ter acordado e o eterno marasmo e ingenuidade de sempre. E aposto que vocês (assim como eu), já estavam se irritando com mais uma atitude covarde e burra da mesma. Acredito que ela terá papel fundamental na última temporada e finalmente vai mostrar um pouco da personalidade de sua mãe.

Game of Thrones Temporada 07 Capítulo 07

As duas Rainhas

A tão aguardada reunião entre Cersei, Daenerys e Jon Snow finalmente aconteceu. Cersei ficou realmente assustada com o morto vivo levado à ela, mas se mostrou irredutível em relação a sua posição. Euron blefa, dizendo que irá se isolar nas Ilhas de Ferro para fugir da ameaça e Jon Snow demonstra toda sua fidelidade à Daenerys. E tudo caminhava para um desfecho péssimo, quando Tyrion intervêm e Cersei, em primeiro momento volta atrás. Depois, quando Jaime comunica que irá para o norte com as tropas, Cersei revela que tudo não passou de um plano para enganar Daenerys. Jaime se rebela e segue, sozinho, para o norte cumprir com sua palavra.

Fiquei muito contente com dois pontos dessa sequência de cenas. O primeiro foi a nítida confusão de Tyrion, que mesmo admirando demais Daenerys, não consegue ser totalmente agressivo contra sua irmã. Ele se recente demais pela morte dos sobrinhos e fica desnorteado quando descobre que Cersei está grávida. Com tudo isso, levanto uma polêmica: Tyrion fez um acordo com Cersei. Ele prometeu que o filho de Cersei herdaria o trono de Westeros com a morte de Daenerys, pois acredita que a Mãe dos Dragões não pode ter filhos. Isso explica o olhar de raiva e apreensão quando vê Jon Snow e Daenerys entrando no quarto juntos. Aguardem e me cobrem.

O segundo ponto foi o começo da redenção final de Jaime. Jaime, não é de hoje, se mostrou uma pessoa boa, porém cegamente apaixonado por sua irmã. Isso fez com que muitas vezes agisse contra seus princípios e vontades. Ao longo das temporadas, seu lado humano e justo foi ganhando cada vez mais destaque e nesse final de temporada, tivemos o ponto alto disso. E digo mais: Terá uma morte honrada e grandiosa na última temporada.

Game of Thrones Temporada 07 Capítulo 07

Jon “Aegon Targaryen” Snow

Finalmente se confirmou o que todos nós sabíamos. Com a chegada de Sam em Winterfell, ele se encontra com Bran e a informação que cada um tem se complementa. Bran sabia que Jon era filho de sua tia Lyanna com Rhaegar Targaryen, mas achava que era um bastardo de Dorne. Porém, Sam tem a informação que o casamento de Rhaegar e Elia Martel foi anulado. O Targaryen casou-se secretamente (e oficialmente) com Lyanna, tornando Jon Snow um herdeiro legítimo. Com isso, Sam pede para que Bran tente ver mais informações sobre isso e Bran fica sabendo que Jon Snow, na verdade, se chama Aegon Targaryen. Em paralelo a isso, Jon e Daenerys transam no navio, na pior cena de sexo da série até agora.

Todos já “sabiam” que Jon era um Targaryen, mas o fato dele possuir o mesmo nome de seu irmão (filho assassinado de Rhaegar e Elia) foi uma grande surpresa para todos. Não foi o maior plot da temporada, tão pouco do capítulo, mas faz com que muitas coisas tenham (ou possam ter) um desenrolar muito diferente. O fato de Jon ser um herdeiro legítimo e (quase) ninguém ter essa informação, faz com que todo o planejamento, tanto de Cersei quanto de Daenerys, Tyrion e até Sansa possa ir por água abaixo. Com certeza esse fato mudará os rumos da última temporada. Resta saber como os personagens desse jogo vão lidar com essa informação.

Game of Thrones Temporada 07 Capítulo 07

Resumo final

Uma temporada de mais baixos que altos. Roteiro muito confuso, número menor de capítulos e a iminência de dar andamentos finais à tramas secundárias fez com que essa temporada tivesse muitos furos em seu roteiro. Algumas táticas manjadas como o famoso “Deus Ex Machina” fizeram com que muito da “magia” da série se perdesse. O último capítulo foi um dos melhores da temporada no que tange roteiro, mas não o suficiente para salva-la. Que a próxima (e última) seja épica como a série merece.

 

Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...